Toda intervenção cirúrgica, seja ela uma castração ou uma cirurgia ortopédica precisa ser realizada com o paciente anestesiado. A anestesiologia veterinária também é utilizada em procedimentos simples, como a limpeza de dentes. Sua utilização garante que durante todo o processo o animal se mantenha quieto e não sinta dor.
Mas assim como acontece com os seres humanos, cada animal recebe a anestesia de uma forma específica. Ou seja, é preciso levar em conta diversos fatores antes de decidir qual o tipo de protocolo que será aplicado e as dosagens em cada paciente. Assim, haverá a garantia do sucesso do procedimento e uma ótima recuperação pós-operatória.
Em cirurgias, a anestesia veterinária garante que o animal não sinta dor durante e logo após o procedimento. E, dependendo do protocolo adotado o paciente pode ficar inconsciente durante todo o tempo cirúrgico. Mas, é importante salientar que cada animal que recebe a anestesia reage de formas diferentes. Além disso, assim como todo fármaco, a anestesia pode provocar reações adversas de grandes ou menores proporções.
Diante disso, o médico veterinário precisa analisar alguns fatores. Como por exemplo, idade do animal, se tem alguma complexidade que dificulte a anestesia (obeso, filhote) e a duração do procedimento. Todos esses fatores influenciam na escolha da técnica anestésica que será aplicada.