Os animais de estimação são muito mais parecidos com do seres humanos do que imaginamos. Até mesmo quando ficam doentes os pets podem apresentar problemas similares a nós e até mesmo precisar consultar um neurologista veterinário.
Doenças neurológicas são aquelas que atingem o cérebro, causando danos e alterações permanentes ou temporárias que comprometem o funcionamento de diversas partes do corpo do animal, impactando na qualidade de vida e muitas vezes levando à morte.
Por ser uma região complexa, o cérebro recebe a atenção de um profissional raro e altamente especializado. É o neurologista veterinário, que investiga as causas e trata os mais diversos problemas cerebrais.
Em casa, você deve prestar atenção aos sintomas mais comuns das doenças neurológicas. São eles:
– Convulsão
– Andar manco
– Comportamento agressivo
– Latidos ou miados mais frequentes
– Movimentos involuntários
– Fraqueza nos membros
– Paralisia de um ou mais membros
– Tremores e espasmos
– Cegueira
– Surdez
– Dificuldade para se alimentar
– Dificuldade para respirar
– Permanecer com a cabeça inclinada
– Indisposição
Hérnia de disco, tumores, epilepsia, meningite, AVC, Síndrome de Wobbler e alterações hormonais são algumas das enfermidades que os cães com esses sintomas podem manifestar. As doenças podem se originar a partir de problemas autoimunes, inflamações, traumas no cérebro, alterações no cerebelo, lesões na medula espinhal ou alterações no sistema neuromuscular.