A oncologia veterinária é a área responsável por diagnosticar e tratar câncer em pequenos animais. É uma especialidade que tenham ganhado destaque devido ao aumento da ocorrência de problemas oncológicos nos animais, resultado da vida mais longa desses pets.
O câncer é uma das principais causas de morte em cães e gatos, por isso, o profissional que deseja atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença, precisa se especializar. Só assim conseguirá identificar o tipo, a causa exata e o tratamento mais indicado em cada caso.
A maioria das famílias já possuem um médico veterinário de confiança, sendo, portanto, fundamental que o oncologista trabalhe em parceria com esse profissional visando o máximo de bem-estar do paciente.
De acordo com a oncologia veterinária, existem uma série de fatores que podem levar ao surgimento de câncer em pequenos animais. No entanto, as principais causas são:
– Fatores genéticos
– Idade avançada
– Mutações celulares em decorrência de fatores variados
– Animais que já estejam enfrentando outras patologias.
Além desses, à exposição dos animais à elementos externos como o sol ou produtos químicos também é um fator desencadeador. Ademais, a falta de castração, sobretudo em fêmeas, pode levar ao desenvolvimento do câncer de origem hormonal.
Visto isso, os principais tipos de problemas oncológicos em cães são:
– Tumores mamários e ovários, que ocorrem principalmente em fêmeas não castradas;
– Tumores cutâneos, que podem ser internos e externos e costuma afetar principalmente gatos despigmentados;
– Câncer de pele, causado pela exposição frequente e excessiva ao sol;
– Tumores hematopoiéticos, que geram linfomas e leucemia nos animais