A traqueobroncoscopia é um procedimento diagnóstico que envolve o uso de um endoscópio flexível para examinar o interior da traqueia, vias aéreas inferiores e pulmões do animal. A anestesia geral é necessária para realizar o exame, mas nenhuma incisão externa é necessária.
As Indicações paro o exame de traqueobroncoscopia são:
– Tosse aguda ou crônica que não responde a tratamento;
– Respiração anormal;
– Infiltrado pulmonar sem causa conhecida;
– Suspeita de estenose ou colapso traqueal.
O pet receberá uma injeção pré-anestésica pouco antes de realizar a cirurgia. Quando ele adormecer, um tubo endotraqueal será aplicado na traqueia para fornecer anestesia geral. Animais de pequeno porte, – com menos de 7 quilos, receberão anestésicos intravenosos para que o efeito da anestesia seja mentido. Um endoscópio flexível ou rígido, com uma pequena câmera em sua extremidade, será aplicado a partir da boca, percorrerá a laringe e se estenderá até as vias aéreas, onde o veterinário avaliará a saúde dos pulmões.
Por se tratar de um exame minimamente invasivo, alguns pets podem receber alta no mesmo dia.
Eficácia da traqueobroncoscopia veterinária
A traqueobroncoscopia veterinária é uma maneira eficaz de os especialistas investigarem doenças traqueais ou pulmonares. O profissional poderá analisar qualquer problema que esteja acometendo as vias aéreas inferiores e cultivar células para detectar doenças que não podem ser vistas.